sábado, 22 de novembro de 2014


   Ombré hair e californianas, são as mais procuradas, pela ala feminina.
   A vantagem de não precisar de retoques na raiz, pois é feita a partir da base em um degradê leve.
 
ombré hair
    Todo tipo de cabelo pode aderir a essas mechas e as cores depende do tom de pele da pessoa.
   Como todo cabelo que faz uso de químicas é necessário fazer hidratações  periódicas para evitar o ressecamento dos fios.
   As californianas foram inspiradas nos surfistas da Califórnia nos estados Unidos, pelo uso da parafina as pontas ficam mais claras que o restante dos cabelos.

  Cor ideal para o seu tom de pele

 Morenas - tons de mel.

  Loiras      - loiro claro, médio e claríssimo

 Negras     - acobreado e vermelho.

    Ombré hair .é um nome francês e significa cabelo sombreado e é usado normalmente coloração ao invés de descolorante.
   Em geral as mechas podem ser finas ,grossas, médias, depende de vários fatores e o gosto da cliente.



   
   Existem diversos tipos e formas de se aplicar as mechas. Para a nossa sorte todas elas são bonitas e realçam o que temos de melhor. Os mais conhecidos tipos de mechas são:
  • Ombré Hair – são as mechas mais utilizadas para quem tem o cabelo castanho, a sua coloração resulta em um aspecto sombreado, já que as pontas dos fios mais claros quebram a cor escura predominante do cabelo.
  •  Californiana –  são os tons dourados, parecidos com o aspecto de fios exposto ao sol. Essas mechas são as preferidas das loiras,  mas também combina com quem tem os fios escuros sua coloração é ligeiramente designada nas pontas dos fios para causar um efeito degrade ou contraste
  •  
3D – essa mecha talvez seja a que requer mais cuidado. Ela precisa ser bem estratégica, pois para ficar bem marcada e visível é preciso que o corte seja favorável. Ela é especificamente uma mistura de três cores que causam um efeito degrade nos fios.Saint-Tropez  - essa mecha normalmente é em fios completos com uma espessura mais fina, não só nas pontas, resultando em visual clássico.


   As mechas costumam ser marcantes, pois ela normalmente esta interligada com a cor predominante nos fios, ou seja, ela contrasta com a cor natural dos fios além de conferir iluminação no cabelo e no rosto.  

   O processo de coloração dos fios podem trazer danos. Para isso é preciso manter atenção redobrada e não deixar de hidratar o cabelo

   Elas combinam com todos os tipos de cabelos e tons de pele, então não precisar ter medo de escolher, você só precisa saber qual das diversas opções você mais gosta e qual combina mais com você.
Você pode fazer sozinha?
      Não. As mechas requerem atenção na hora de serem aplicadas, precisam ser escolhidas em lugares estratégicos para ganhar o efeito desejado. Escolha um bom profissional.

 Como são feitas: com touca, papel laminado ou a mão livre e descolorante.
   Para quem já adotou um corte preferido e não quer mudar a cor, clarear algumas mechas é uma boa opção para um efeito diferente. Luzes, reflexos, mechas, balaiagem ou californianas? As várias nomenclaturas e técnicas confundem na hora de escolher a melhor forma.
Luzes:
   A técnica de luzes consiste em clarear mechas muito finas em todo o cabelo, tanto na parte superior quanto inferior. A cor escolhida para as luzes é normalmente de um a três tons mais claros do que a cor predominante do cabelo. É indicado para mudar levemente o visual e quebrar a monotonia de um tom uniforme. As luzes bem feitas se misturam à cor do cabelo dando um aspecto bem natural de clareamento. Porém, é possivel fazer luzes negativas, quando se pinta mechas finas e mais escuras. O tempo para manutenção deve ser de no máximo três meses.
Reflexo:
  A diferença para as luzes é que nos reflexos são clareadas mechas mais largas, feitas com papel alumínio. O efeito é mais definido, aparecendo mais a mudança. O aconselhável é refazer os reflexos a cada dois ou três meses.
 Balaiagem: (ou balayage)
  A diferença da balaiagem para as outras é que ela não é feita na cabeça inteira, é um clareamento mais superficial. A técnica é aplicada apenas na parte superior ou nas tempo
  No processo, o cabeleireiro puxa mechas fininhas com um pente de dentes largos ou um pincel e passa a tintura a mão livre nos cabelos mais curtos, e nos cabelos compridos pode ter ajuda de papel laminado. O retoque também pode ser feito entre dois e três meses.
Mechas
  Clareia-se ou colore-se mechas largas. Normalmente, os tons escolhidos contrastam bastante com a cor predominante dos fios. As mechas são bem marcadas, feitas em regiões estratégicas para acentuar o rosto.
  É indicada para quem deseja um efeito mais leve e quer começar a clarear os cabelos aos poucos.


   Com a chegada do verão, cresce a procura por um visual mais leve e iluminado, os tons de loiro figuram no topo da lista. Para quem quer ficar com os fios mais dourados sem passar por uma transformação radical, a opção é adotar a modalidade de mechas sunset, a novidade em 2015.
Inspirado no pôr do sol, o estilo mistura nuances de dourado com mechas sutis e delicadas, indicadas para mulheres que preferem um efeito mais natural e discreto em seu cabelo, sem abrir mão da luminosidade da estação mais quente do ano. Cada mecha será diferente, de acordo com a cor natural do cabelo e o tom de pele.
Para manter o estilo low profile
    As mechas sunset são intercaladas, mais forte nas pontas e nas laterais do rosto, criando o efeito tropical que a estação pede. “Este tipo de coloração é ideal para aquelas mulheres elegantes e antenadas com as últimas novidades em beleza, mas que optam por manter o estilo low profile, chique por natureza”,
    A mulher fica mais radiante no verão e as mechas além de iluminar, rejuvenescem o rosto: “O impacto é imediato, fica a impressão de visual renovado. As mechas sunset são perfeitas para levar a energia e a magia do pôr do sol para o seu dia a dia”.

COMO ESCOLHER O TOM IDEAL DE MECHAS CALIFORNIANAS PARA OS CABELOS?
   Para quem decidiu fazer mechas californianas e abandonar o look de cabelos monocromáticos, escolher o tom ideal das luzes é um passo importante para ter fios iluminados e impecáveis. Se nas colorações o indicado é seguir a tabela de numeração das tintas, para a técnica inspirada nos surfistas do litoral dos Estados Unidos o ideal é conhecer seu tom de cabelo e o efeito desejado, discreto ou marcado, para escolher o melhor tipo de californiana para seus fios.
LUZES PARA FIOS PRETOS, CASTANHOS E LOIROS
    Cada cabelo tem um nível de clareamento, que pode chegar a até quatro tonalidades dependendo do intervalo de tempo e do potencial do produto escolhido. Cabelos pretos ou muito escuros chegam a tons de caramelo e mel. Já os castanhos alcançam um tom loiro claro e dependendo do fundo do cabelo, podem ganhar nuances como o dourado ou o manteiga. Para quem já é naturalmente loira, os fios coloridos ficam claríssimos. A profissional explica ainda que apesar de abrir tantas tonalidades, não há a necessidade de clarear as madeixas se não for o desejo: "clareado até dois tons, o efeito é natural como um 'queimado de sol', mais do que isso pode deixar as californianas marcadas", explicou.

MECHAS CALIFORNIANAS DESTACADAS OU SUTIS
    A escolha do tom também passa pela versão desejada das californianas. A colorista explica que o tempo de espera é determinante para que as madeixas fiquem marcadas ou com luzes sutis: "a técnica é feita com descolorante, que age no cabelo mais rápido do que a coloração. Por isso, é preciso definir o tipo de mechas antes de começar a fazer, porque poucos minutos separam luzes destacadas das discretas", ensinou a profissional.
Para quem decidiu fazer o procedimento em casa, esta decisão é ainda mais importante. É preciso ficar atenta ao relógio para controlar o clareamento. Se, mesmo com o acompanhamento as luzes ficarem abertas demais ou com o resultado diferente do esperando,é possível corrigir as californianas com a ajuda de um tonalizante, que podem neutralizar, escurecer ou corrigir o loiro das mechas.