quinta-feira, 15 de janeiro de 2015


   Os cortes femininos precisam ser bem avaliados para que  fiquem ideal para o seu tipo de rosto, nem todos cortes combinam com você, o ideal é escolher e imprimir varias fotos e levar para seu cabeleireiro para que ele avalie e juntos escolham o melhor estilo.






















 TESOURA DENTADA, NAVALHA E FIO LASER: PARA QUE SERVE CADA MODELO?     Todo cabeleireiro precisa ter pelo menos três tipos de tesoura: dentada, navalha e fio laser. Esta última tem seu nome por ser certeira na hora do corte e é a mais conhecida, porque parece com a tesoura caseira de hastes retas. "A tesoura fio laser é para cortes de precisão, que precisam ficar impecáveis, como os cortes retos". Já as do tipo navalha, como o próprio nome diz, são as mais afiadas, usadas para desfiar, fazer repicados nos cabelos e podem ter "potências" diferentes de acordo com a lâmina, desfiando de 10% a 30% ou 50% em outros modelos.
A tesoura dentada, também conhecida como desbaste, tira o volume dos cabelos - desejo principal de muitas mulheres com madeixas crespas e cacheadas - e faz um acabamento harmônico, sem deixar a aparência reta da fio laser. "A tesoura dentada pode ser usada tanto por homens como por mulheres, vai depender da quantidade de 'dentes' da ferramenta. As tesouras com mais 'dentes' são aconselhadas para quem tem cabelos curtos porque distribuem melhor o corte e fazem aquele acabamento batido",  














DESFIADOS OU REPICADOS: VOCÊ SABE DIFERENCIAR ESSAS TÉCNICAS?
Repicados e desfiados são duas das técnicas mais pedidas nos salões de beleza. Apesar de serem aplicados para objetivos semelhantes, como acentuar o volume ou criar um visual moderno, muita gente não sabe diferenciar as técnicas e pode acabar saindo do salão decepcionada com o resultado contrário ao que desejava.
 A diferença entre os dois efeitos é a intensidade: "o repicado possui camadas mais marcadas. Já o desfiado é mais suave, tem balanço e camadas mais unidas", explicou. Ambos os cortes podem ser feito em cabelos lisos, ondulados ou cacheados. O que vai diferenciar é a textura, fina ou grossa, das madeixas.
REPICADO HORIZONTAL, VERTICAL E DIAGONAL
Criado em alta ou baixa projeção, os diferentes tipos de repicados podem ser feitos em linhas horizontais, verticais e diagonais. Quem opta pelas linhas retas geralmente são as moças que desejam um look mais volumoso, diferente daquelas que preferem o corte na vertical, que costuma trazer leveza aos fios. Já o estilo feito em diagonal oferece um cabelo com mais curvas e altamente moderno. Essa técnica costuma ser explorada nos cabelos longos.

O repicado também pode ser reproduzido com camadas de diferentes alturas. Recomenda-se usar tesoura em vez de navalha, para promover um melhor caimento às pontas. Outra característica do repicado é a possibilidade de mudar completamente o visual, sem precisar mexer no comprimento dos fios.
DESFIADO É USADO PARA SUAVIZAR
Ideal para cabelos grossos, o desfiado pode ser feito com tesoura ou navalha, e segue a linha do repicado. A diferença está na composição, enquanto um modela, o outro deixa o cabelo "desconectado “, esta técnica é ideal para as mulheres que possuem cabelos grossos que não chegam a ser crespos: "o desfiado deixa o cabelo mais leve, com balanço e ajuda a controlar o volume “.

DUAS TÉCNICAS EM UM ÚNICO CORTE
Se é possível possível utilizar as duas técnicas em um único corte?   sim. "É possível, mas vai depender do resultado que a cliente deseja". A exemplo disto,  aponto o chanel como uma alternativa moderna para ser explorada: "menor atrás, desfiado e mais compridinho na frente com leves camadas seria uma opção".